Televendas: (73) 3671-4134
Whatsapp: (73) 99988-7720
RESERVAS DAS
08h às 18h
CHAME NO
WHATSAPP
PASSEIOS

Trancoso – O lugar ideal para quem busca férias paradisíacas 

Praia do Espelho – Trancoso

Conheça tudo sobre Trancoso, um dos lugares mais bonitos de toda a Bahia! 

Quer conhecer um paraíso no meio da Bahia e aproveitar praias, eventos, provar as maravilhas da culinária baiana, tudo isso com o máximo de conforto possível? Então Trancoso é o lugar perfeito para você!

Você com certeza já ouviu falar em Trancoso-BA alguma vez na vida, esse distrito de Porto Seguro é conhecido país e mundo afora pela exuberância de suas belezas naturais, além de estar rodeada por história e cultura.

Dica: Veja este Vídeo curtinho antes de Ler o Artigo e se preparar de fato para o que te Espera 😀

Depois de conferir este artigo completinho, veja também: 

Desde antigamente Trancoso já estava na mira turística do mundo, inclusive dos famosos internacionais, com muitas estrelas indo passar férias na região em suas casas de veraneio. Mesmo nos dias de hoje é comum avistar artistas por lá. Até mesmo a cantora Beyoncé escolheu Trancoso para gravar boa parte do clipe da música Blue, aproveitando a paisagem e a vibe do lugar para descansar.

Trancoso é uma cidade de origem portuguesa e possui cerca de 3.420 habitantes. Uma cidade pequena e charmosa que merece ser visitada.

O que fazer em Trancoso?

Trancoso

São as praias lindas, a maravilhosa culinária baiana, as pousadas aconchegantes e cheias de estilo além das famosas casinhas coloridas do Quadrado, onde ficam restaurantes, ateliês e lojinhas de suvenir.

São muitos os encantos locais! Saiba tudo o que você não pode perder antes de montar o seu roteiro.

Eventos típicos regionais

A Bahia é um Estado de muita tradição, que exala cultura brasileira. O forró é a marca registrada da cidade, e no dia 20 de janeiro e 3 de fevereiro ocorrem as festas de São Sebastião e São Brás, com muita música e comidas típicas. Trancoso fica toda enfeitada e colorida para os eventos!

Ir até o Quadrado

Trancoso

A praça de Trancoso é chamada de Quadrado, e lá estão as casinhas coloridas que são cartão postal da cidade. O Quadrado possui uma magia que mescla ares de cultura com arte, e é uma atração imperdível para dia e noite.

Durante o dia fica mais tranquilo, mas de noite o fervo começa com locais e turistas visitando os barzinhos e restaurantes. Lá também existe um mirante, atrás da igreja, de onde é lindo assistir o pôr do sol.

Visitar Caraíva

Caraíva é uma vila onde apenas pedestres podem entrar, composta de ruazinhas de terra avermelhada e muitos encantos ao passar em frente as casinhas simples e coloridas dos moradores locais.

Andar por Caraíva nos dá aquela sensação de visitar o passado, em um lugar sem carros, sem asfalto e com muita beleza e tradição.

Fazer o circuito das praias

Buggy em Caraiva

Certamente quem visita Trancoso tem as praias no topo da sua lista na hora de montar o roteiro. Apesar de ser uma região pequena, são diversas opções, e uma boa ideia é alugar uma bicicleta para visitar as praias locais, elegendo a favorita para voltar no outro dia com mais calma e tempo só para ela.

Fazer uma caminhada até Arraial D’Ajuda

Para quem tem disposição, esse é um programa imperdível e inesquecível para a sua viagem, que certamente lhe renderá boas histórias e lembranças de paisagens inesquecíveis. A caminhada dura cerca de quatro horas e passa pela maioria das praias belíssimas de Trancoso.

Na hora de parar para um descanso, pode tirar proveito para aquele mergulho pelas águas azuis das praias regionais. Muitos turistas optam por fazer a caminhada até Arraial D’Ajuda e depois retornam de van até Trancoso.

Como chegar em Trancoso?

O aeroporto mais próximo de Trancoso é o de Porto Seguro, então a melhor maneira de chegar à cidade é viajando para lá e seguindo viagem de ônibus ou carro ou pela balsa que vai até Arraial D’Ajuda, a apenas 26 km de Trancoso.

Chegando em Arraial, muitos serviços de vans ou ônibus vão direto para Trancoso. Para quem está de carro, o acesso é pela BR 101.

Uma boa pedida é encaixar Porto Seguro e Trancoso em uma só viagem, devido a proximidade. Em um roteiro de uma semana em Porto Seguro, por exemplo, dá para reservar de dois a três dias inteiros para passar em Trancoso.

Confira o mapa! 

Réveillon em Trancoso

Que Jurerê, que nada! O Réveillon em Trancoso é que é considerado o melhor da Bahia, e para muitos o melhor de todo o Brasil. A pequena cidade vira uma aglomeração de shows e eventos que reúnem visitantes do mundo inteiro. Quem deseja curtir uma praia, eventos de grande porte e boa música, pode escolher Trancoso para a virada do ano.

Não se trata apenas do grande dia da virada: a programação nesse ano já começou com a festa Corona Sunsets, no dia 27 de dezembro. É preciso conferir a agenda de cada ano para se atualizar e saber quais serão os artistas nacionais e internacionais a serem confirmados para os eventos dos dias seguintes.

Trancoso

As festas mais aguardadas fora a grande festa da virada são a We Love Trancoso, a Saravá, o Pré Réveillon e a festa do Café de la Music. A festa do dia 31 é a Festa do Taípe, e aguarda a cada ano cerca de mais de duas mil pessoas na beira do mar de Trancoso para curtir muita música até o sol nascer com a luz do primeiro dia do ano novo.

A energia incrível da Bahia e de trancoso é inebriante para iniciar o ano com o pé direito! E depois que a festa principal acabar, o agito não para: a cidade aguarda a famosa festa Ressaca que acontece no segundo dia do ano.

Para passar o Réveillon em Trancoso é preciso começar a se programar pelo menos desde a metade do ano se quiser encontrar passagens baratas e não correr o risco com hospedagens e festas lotadas.

Busque valores de voos para Porto Seguro, que está a apenas 47 quilômetros de Trancoso. A opção mais agradável é viajar de barca até Arraial D’Ajuda e lá seguir para Trancoso de van ou ônibus.

Os valores das passagens e pousadas tende a aumentar para esse período do ano, pela alta temporada, por isso é bom ver e reservar com antecedência. Quanto mais em cima da hora, mais caro será!

Existem empresas de turismo que vendem o pacote completo para todas as festas, geralmente podendo ser parcelados em até 3x sem juros. Os valores para ir em todas as festas giram e torno de R$2.500 por pessoa.

Praias de Trancoso

Praia do Espelho – Trancoso

Que as praias são o ponto forte da cidade não é novidade. As águas belas próximas aos coqueiros e amendoeiras atraem turistas que buscam descansar do agito baiano apreciando uma paisagem de tirar o fôlego.

Com areia branquinha e macia, piscinas naturais, brisa de verão e frutos do mar, são várias as praias que merecem ser visitadas durante a sua estadia em Trancoso. Saiba quais são as favoritas dos turistas e o porquê.

Praia do Espelho

Talvez a mais famosa da região, que sempre está na lista de cada turista que coloca os pés na cidade. A praia do Espelho tem várias sombras de coqueiros refletidas, e é uma das mais lindas de toda a Bahia.

O mar de maré baixa e piscinas naturais oferece uma vista dos corais coloridos para quem pratica snorkel. Existem serviços de mergulho e passeios de barco também, mas mesmo uma visita com o pé na areia vislumbrando esse mar já é uma experiência inesquecível.

A praia conta com uma boa estrutura para receber os seus visitantes, com quiosques, restaurantes e barzinhos que servem o melhor da culinária nordestina, além de drinks variados.

Praia dos Nativos

É nesse mar que desembocam as águas do Rio Trancoso. Essa passagem pode ser vista na areia da praia. Com uma infra estrutura muito preparada, a Praia dos Nativos ainda conserva sua aura de tranquilidade para quem busca descanso em um destino menos badalado.

As pousadas e quiosques da região disponibilizam guarda sol e aperitivos para quem deseja passar uma tarde agradável sentindo a brisa do mar.

Praia dos Coqueiros

Assim como sugere o nome, A Praia dos Coqueiros é abundante em coqueiros em sua paisagem, em uma vibe de muita paz e tranquilidade.

Os ventos são deliciosos e frequentes, promovendo o barulho agradável dos coqueiros balançando junto com os sons naturais do mar.

Praia de Itapororoca

Outra das praias mais queridas de Trancoso, seja pela sua beleza natural quanto pela tranquilidade. Famílias inteiras em busca de relaxamento e dias agradáveis escolhem a praia de Itapororoca.

Em dias de maré baixa, piscinas naturais se formam no mar, e as crianças aproveitam para brincar sem medo.

Trancoso

Praia do Rio da Barra

Essa é possivelmente um dos lugares mais cheios de história da Bahia. Foi essa a praia relatada na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, quando relatou as falésias vermelhas e brancas na época do descobrimento.

Além do nosso passado guardado em cada grão de areia, é uma praia belíssima, de águas claras e céu azul que se mistura ao mar, cenário propício para um bom mergulho.

Pousadas em Trancoso

A dúvida na hora de escolher o local de hospedagem é sempre uma das primeiras que surge na hora que escolhemos o nosso destino. Fique atento nas melhores opções para quando estiver indo visitar Trancoso.

A maioria dos turistas deseja se hospedar no Quadrado para curtir bem de perto o charme do lugar, a igreja, o mirante, casinhas coloridas, além do agito constante dos bares e restaurantes. Sem dúvidas é o fervo da cidade e onde tudo acontece, sendo uma ótima opção de hospedagem.

Ainda assim, o Quadrado não tem praia, embora várias pousadas da região ofereçam vistas praianas. Conheça as três melhores hospedagens consideradas pelos turistas que já estiveram em Trancoso.

Pousada das Margaridas

Fonte: Melhores Pousadas

Com uma piscina linda cercada por muitas folhes de árvores, a Pousada das Margaridas é a queridinha que mora no topo do coração dos visitantes de Trancoso.

A pousada oferece suítes com Wi-Fi e ar-condicionado, além de vaga de estacionamento e um café da manhã muito variado  com direito à tapioca baiana que não deixa a desejar.

O Quadrado fica a poucas quadras de distância da pousada, e alguns hóspedes ressaltam a cortesia do hotel em ter disponibilizado a cada meia hora um táxi para ida e volta.

Pousada do Bosque

Fonte: Booking

Cercada pela beleza de árvores e flores e com ares de casa de campo, essa pousada oferece aos seus hóspedes piscina, quartos equipados com ar-condicionado e um delicioso café da manhã.

Os quartos são espaçosos e bem arejados, além de muito limpos. O café da manhã oferece cocada, sucos, vitaminas e muitas outras opções para uma refeição reforçada para aproveitar bem o dia. A equipe está sempre bem disposta para atender as necessidades dos seus clientes, e não é a toa a excelente colocação da pousada no ranking de qualificação feito por hóspedes.

Pousada Estrela D’Água

Trancoso

Fonte: Roteiros de Charme

Com opção de quartos que possuem uma vista incrível para o mar, não é de se espantar que essa pousada seja uma das queridinhas de quem visita Trancoso.

Além de ser uma pousada pé na areia, possui uma piscina deliciosa e com serviço o tempo todo para os hóspedes que a estão curtindo. Os quartos contam com camas espaçosas e colchões confortáveis e o café da manhã é bem completo e variado.

Casas para alugar em Trancoso

Alguns viajantes preferem a comodidade de alugar uma casa em vez de uma pousada ou hotel, o que tem os seus prós e contras e pode ser muito vantajoso dependendo do que você espera de sua viagem.

Ficando em uma pousada, existe a comodidade do café da manhã e da limpeza sempre impecável do quarto quando você volta cansado dos passeios no final do dia.

Já ficando em uma casa, além de ter maior privacidade e todos os cômodos a sua disposição em vez de uma única suíte, é possível fazer uma maior economia, cozinhando e fazendo algumas refeições na casa, além de poder suprir a geladeira com ingredientes para improvisar sanduíches que pode levar nos passeios e bebidas, levando em consideração que algumas pousadas não dispõem de frigobar.

Ao escolher uma casa, se certifique de sua localização e toda a região ao redor para escolher com a segurança de que é aquilo que você deseja e programou para a sua estadia.

Duas das melhores opções disponíveis de casa para alugar em Trancoso são a Casa Coqueiral e a Casa Equisoria. Ambas estão muito bem localizadas, ficam em condomínios fechados com bastante segurança, são espaçosas e comportam uma família inteira, além de terem piscina e muitas outras opções de lazer para aqueles momentos que você não quer sair para um passeio, ou para você desfrutar ao voltar dos passeios para a casa.

Alguns turistas preferem se hospedar também na vizinha Arraial D’Ajuda, que tem preços amigáveis e é uma cidade tranquila, estando a pouquíssimos quilômetros de Trancoso e também perto de Porto Seguro.

Restaurantes em Trancoso

Quando se pensa em Bahia, a rica e histórica gastronomia é sem dúvidas uma das primeiras coisas a se pensar para curtir na viagem. Não é pra menos, por lá a culinária é muito forte na cultura, além de possuir pratos deliciosos para todos os tipos de paladares.

Engana-se quem pensa que na Bahia todos os pratos são apenas apimentados, só se come acarajé ou frutos do mar: a variedade é grande! Dá para se aventurar nos pratos típicos e conhecidos e também nas novidades, o importante é saborear o inesquecível tempero baiano.

Conheça os três restaurantes favoritos eleitos por pessoas que já estiveram em Trancoso recentemente.

Tapioca da Elma

Fonte: Lala Rebelo

Com ingredientes frescos e um ambiente agradável, o Tapioca da Elma oferece uma excelente opção para quem quer provar essa delícia tipicamente baiana. As tapiocas são bem recheadas, com opções salgadas, doces e vegetarianas.

A tapioca vem bem crocante, sempre fresquinha e nada borrachuda. Vale a pena provar!

Capim Santo

Fonte: Trip Advisor

Pra quem busca um jantar especial e elegante, encontra pratos sofisticados sem perder sua essência no Capim Santo. Com opções de massas, carnes e peixes e geral, o atendimento é sempre descomplicado e primoroso, além dos sabores atenuados dos pratos.

Como é considerado um dos melhores restaurantes de Trancoso, é interessante fazer uma reserva antes, já que costuma ser bastante concorrido na cidade.

Tapioca da Sandra

Trancoso Bahia

Fonte: Trip Advisor

Há que diga que é uma das melhores tapiocas da Bahia! Com muita opção de sabores, as tapiocas vem caprichadas para a sua refeição. Uma das sugestões é o típico sabor nordestino: carne seca com banana da terra!

Aventure o seu paladar provando os sabores que preferir e nunca mais se esqueça do sabor da tapioca baiana.

Além da tradicional tapioca e acarajé, existem muitos outros pratos, nordestinos ou não, oferecidos em Trancoso em seus muitos restaurantes. Basta pensar no que deseja comer e pesquisar qual é o restaurante mais apropriado para atender o seu paladar.

Ainda não viu este vídeo? Mesmo que não vá neste período da uma conferida vale a pena!

Réveillon em Trancoso

 

 

Quando visitar Trancoso?

Se não tiver em mente nenhuma festa específica ou data comemorativa, mas apenas o desejo de conhecer Trancoso e suas belezas naturais e pontos turísticos, saiba que é um destino excelente para ser visitado durante todo o ano.

O Nordeste é muito desejado pelos brasileiros no período de férias, mas é um destino disponível durante todas as épocas do ano, especialmente a Bahia.

Entre dezembro e março o Estado lota, e consequentemente muitos turistas vão conhecer trancoso, o que faz com que as ruazinhas fiquem cheias de pessoas andando, fotografando e curtindo os ares.

Nos outros meses o fluxo naturalmente cai, porém os serviços se mantém receptivos e bem preparados para receber os turistas, que continuam chegando, apesar de em menor volume.

Além do Reveillon, o Carnaval é outra festa que atrai muitos turistas até Trancos. Como muitos foliões chegam a Porto Seguro nessa época do ano para pular carnaval e curtir os trios elétricos e blocos da Passarela do Álcool, aproveitam para dar uma esticadinha até Trancoso e conhecer as suas belezas.

O Carnaval em Porto Seguro vai longe, com as festas bombando mesmo depois da quarta feira de cinzas, e consequentemente a região toda fica com maior fluxo de pessoas.

Clima

Quadrado de Trancoso

Se o clima for um fator determinante na hora de escolher a data para visitar Trancoso, saiba que o sol costuma dar as caras o ano inteiro.

Evite o inverno para evitar dar o azar de um dia nublado, chuvoso ou geladinho, mas muito possivelmente também nessa estação apareçam dias lindos de sol por lá, então fique atento! Se sair uma promoção de passagens para Porto Seguro em pleno inverno, vale a pena dar uma chance, até porque os valores são muito atrativos nessa época do ano.

Nos finais de semana e feriados, Trancoso nunca está vazio, e são muitas atrações para entreterem os turistas, mesmo que se dê azar, em dias que não estejam tão propícios para pegar uma praia.

O ideal é curtir outra opção e torcer para o dia seguinte nascer mais ensolarado.

Com o clima tropical, o sol se mantém quase todos os anos, e a temperatura média anual é de 25ºC, podendo chegar a 40º no verão, ou a 21º no inverno, ou seja, não espere em nenhuma época do ano que o frio arruíne os seus planos.

Chuvas de verão também são esperadas no final de ano, mas são pancadas que passam depressa e logo dão lugar para o sol se abrir novamente. É interessante ir à praia logo cedinho, para aproveitar o sol mais saudável, fazer passeios perto da hora do almoço e retornar para a praia no final da tarde.

O que levar na mala para Trancoso?

Monte o seu roteiro estrategicamente e analise quais são os programas que pretende realizar enquanto estiver na cidade.

Caso queira fazer trilhas, caminhadas ou alugar uma bicicleta para pedalar pelas praias mais bonitas da região, não deixe de colocar na mala um bom par de tênis, meias, calça e camiseta confortáveis para praticar atividade física.

Roupa de banho também é imprescindível, já que se está indo para um lugar onde o grande foco são as praias e quase todas as pousadas terão piscina.

Roupas leves e confortáveis de calor também são boas para passar o dia, vestidos para as mulheres, bermudas e camiseta para os homens. Não deixe de levar o bom e velho chinelo e de forma alguma se esqueça do protetor solar, que deve ser reposto a cada vinte minutos em dias de sol.

Reserve um espaço na mala para colocar os suvenires que certamente sentirá vontade de levar para casa enquanto estiver passeando pela Bahia.

Agora que você já conheceu mais sobre Trancoso, que tal conhecer os passeios mais procurados pelos visitantes da cidade e começar a planejar a sua viagem? Você certamente vai ter uma experiência incrível!

 

Trancoso – BA
Compartilhar é se importar! 😀

Publicações Relacionadas

Tags: , ,



Participe, deixe suas Dúvidas ou Dicas aqui!

Comments are closed.